Transição

Lula anuncia primeiros ministros do futuro governo

Presidente eleito confirmou escolha de Fernando Haddad para a Fazenda

Reprodução - Presidente eleito, Lula confirmou os primeiros ocupantes de seu ministério

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou no final da manhã desta sexta (9) os primeiros nomes do seu futuro ministério. Foram cinco os cargos definidos: Fernando Haddad para a Fazenda, Flávio Dino para a Justiça, Rui Costa para a Casa Civil, José Mucio para a Defesa e Mauro Vieira para as Relações Exteriores.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, local usado como sede do governo de transição. A confirmação dos nomes que já vinham sendo especulados nos bastidores é um ajuste na estratégia de Lula, que pretendia informar parte dos escolhidos para o primeiro escalão somente após a diplomação, marcada para a próxima segunda-feira (12). Segundo o presidente eleito, a mudança de planos se deu porque gostaria que os primeiros ministros já pudessem começar desde já o trabalho de montagem de suas equipe.

Diante de um primeiro anúncio composto apenas por homens e brancos, Lula assegurou que dentre os próximos nomes a serem escalados para os ministérios haverá representação significativa de mulheres e negros.

“Quando você monta um governo, monta olhando o conjunto da sociedade brasileira e vai escolhendo as pessoas aptas a determinadas funções. Estes companheiros que estão aqui são pessoas da mais extraordinária qualificação e qualidade para exercer as funções delegadas. Vai ter outros ministério e vamos colocar muita gente para participar. Mulher, homem, negros, índios. Vamos tentar montar um governo com a cara da sociedade brasileira na total plenitude”, disse o petista.

Transparência

Durante a coletiva, Lula afirmou que antes da posse haverá uma apresentação de diagnóstico sobre o governo atual, elaborada pela equipe de transição. Segundo ele, a ideia é dar transparência ao que foi feito para que questões da administração que se encerra não sejam atribuídas a partir de janeiro à nova gestão.

O presidente eleito também prometeu reforçar os mecanismos de transparência no governo federal. “Ninguém vai negar informação. A Lei de Acesso à Informação vai funcionar 100%. O Portal da Transparência vai voltar a funcionar 100%.”

Os primeiros ministros

  • Fernando Haddad (Fazenda) - Filiado ao PT, é ex-prefeito de São Paulo e foi ministro da Educação durante o segundo mandato de Lula na Presidência. Em 2018, concorreu a presidente, perdendo para Jair Bolsonaro. Na última eleição, disputou o cargo de governador de São Paulo, sendo derrotado por Tarcísio Gomes de Freitas (PL).
  • Flávio Dino (Justiça) - Filiado ao PSB, é formado em Direito e foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais e membro do Conselho Nacional de Justiça. Foi deputado federal e governador do Maranhão, eleito para ambos os cargos quando estava no PCdoB.
  • Rui Costa (Casa Civil) - Filiado ao PT, é o atual governador da Bahia, em conclusão de seu segundo mandato.
  • José Mucio (Defesa) - Iniciou a carreira política em partidos de direita, sendo eleito vice-prefeito e prefeito de Rio Formoso, em Pernambuco. Tornou-se próximo de Lula durante seus primeiros mandatos na Presidência. Foi presidente do Tribunal de Contas da União e, no segundo governo de Lula, liderou o Ministério das Relações Institucionais. Também foi deputado federal por cinco mandatos.
  • Mauro Vieira (Relações Exteriores) - Diplomata de carreira, atuou nos três mais importantes postos da carreira diplomática brasileira, nas embaixadas de Washington e de Buenos Aires, além da ONU, em Nova York. Já ocupou o cargo de ministro da pasta no governo de Dilma Rousseff (PT).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cesinha é eleito presidente do Legislativo pelotense Anterior

Cesinha é eleito presidente do Legislativo pelotense

Cristian Kuster é anunciado secretário da Fazenda de Pelotas Próximo

Cristian Kuster é anunciado secretário da Fazenda de Pelotas

Deixe seu comentário